Os visitantes da 24ª Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri) e 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale) estão podendo experimentar um pouco do sabor do Piauí, provando a castanha de caju torrada na hora por cajucultores do município de Picos.
No estande, apoiado pela Codevasf, também pode ser degustada a cajuína, bebida preparada a partir do suco de caju, considerada um patrimônio cultural piauiense, e produzida pela Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí (Cocajupi). O evento, que acontece até domingo (19) no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, tem um público estimado em 60 mil pessoas.
A amêndoa da castanha do caju, verdadeira fruta do cajueiro, é um alimento altamente saudável, já que suas gorduras contribuem na redução do teor de colesterol. Na sua composição também se encontram nove dos 10 aminoácidos essenciais ao ser humano.
Além da exposição dos produtos, 20 representantes de associações de produtores piauienses nas áreas de agricultura familiar, apicultura e caprinovinocultura participam dos eventos de capacitação ministrados na Feira, como minicursos e seminários, com o apoio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf no Piauí. O objetivo é potencializar as iniciativas dos agentes de desenvolvimento do Estado. (Fonte/fotos: Ascom Codevasf)
Nenhum comentário:
Postar um comentário