quinta-feira, 6 de junho de 2013

Armando discute educação dentro do mapa estratégico da indústria


Em discurso no plenário, ontem (5), o senador Armando Monteiro (PTB-PE) defendeu a ampliação dos cursos de qualificação no país como estratégia fundamental para a criação de condições favoráveis ao ingresso de jovens e adultos no mercado de trabalho. Segundo ele, o Brasil já começa a apresentar avanços nesse setor, mas ainda insuficientes.


“É sabido que um dos maiores entraves ao desenvolvimento do país, sobretudo na visão de um desenvolvimento sustentável, é a carência de capital humano qualificado para fazer face às necessidades do mercado”, observou.

Armando ressaltou que o desequilíbrio e a defasagem do sistema educacional ao longo de décadas prejudicaram severamente a formação sólida dos trabalhadores. O desafio, no seu entendimento, é justamente superar esses entraves. Hoje, a maioria dos trabalhadores tem baixa escolaridade e/ou não reúne as competências ou habilidades necessárias para atender às crescentes demandas da sociedade e do setor produtivo. O resultado é que, assim como na área da infraestrutura, na educação, o Brasil também vive um gargalo que necessita ser superado.


Essa visão, lembrou o senador, está claramente indicada no mapa estratégico formulado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que traz um conjunto de metas assumidas pelo sistema industrial brasileiro em favor da melhoria do ambiente educacional brasileiro.
A proposta do setor é que a nota média dos brasileiros no programa internacional que avalia o desempenho dos estudantes (PISA) alcance 435 pontos em 2015 e chegue a 480 pontos em 2021.


Segundo dados de consultorias internacionais, o Brasil ocupa a 126ª posição em termos de qualidade da educação primária e o 57º lugar em educação superior e treinamento. Em termos de disponibilidade de engenheiros e cientistas, o mesmo relatório avalia que, entre 144 nações, o país fica na 113ª posição. “Só assim colocaremos a nossa indústria em condições de enfrentar a acirrada competição que se observa hoje em escala global”, afirmou Armando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...