sábado, 8 de junho de 2013

Hortas comunitárias auxiliam na merenda escolar


Para muitas crianças, as verduras, em especial alface, inhame, cenoura e rúcula, podem não ser a opção número 1, mas para a grande maioria é muito bem vindas. O mais importante é que são fresquinhas, saudáveis e colhidas na horta da própria escola. Esta é a proposta do projeto Hortas Escolares e Comunitárias, da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento e que atende 60 escolas públicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) de Uberlândia.

Através dele, milhares de estudantes recebem alimento de qualidade e de origem bem conhecida, em alguns casos, até participam desta colheita. Um exemplo é a horta da Escola Estadual do bairro Maravilha. Os canteiros são bem distribuídos e cuidados pelo auxiliar de serviços gerais Celso Borges. Segundo ele, são cultivadas alface, cenoura, salsa, quiabo, jiló, cebolinha, beterraba, rúcula, inhame e a novidade, que ainda está em fase de crescimento, que é o ora pro nobis. Os alunos não perdem tempo e já esperam ansiosos pela nova hortaliça.

Os colegas Jeferson, Willian e Vitor, disseram que é uma maravilha poder ver de onde vem tudo o que comem na merenda. “A gente gosta do colorido das verdurinhas, do sabor e principalmente de ficar olhando elas crescerem e serem apanhadas. Agora, no prato, é melhor ainda”, disse Jeferson. Só nesta escola, a diretora Meire Antunes de Souza conta que são atendidos 215 alunos, sendo que 96 deles estudam em período integral e almoçam todos os dias na instituição. “É excelente esse projeto, nos ajuda muito. Antes, a gente tinha que ficar vendendo lanches na cantina para arrecadar verbas e ter um lanche mais nutritivo e saudável. Agora tudo ficou mais acessível, saboroso e a gente até estuda sobre as hortaliças”, disse a diretora.

O projeto teve início em 2002 e passa por constantes melhorias, através do trabalho direto dos técnicos da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento que orientam e fornecem insumos, calcário, adubo e também o manuseio. Irami Nunes, técnico em agropecuária, disse que o grande filão desse trabalho está na substituição dos produtos industrializados em materiais orgânicos. “Temos tido diversos treinamentos sobre aplicação de produtos orgânicos, novas tendências no setor para depois repassar para as instituições”, disse Irami. Ainda neste mês haverá um curso para os técnicos da secretaria referente a insumos e adubação orgânica. ( As informações são do Portal da Prefeitura de Uberlãndia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...