O Brasil enfrenta a Croácia na abertura da Copa do Mundo de 2014. As equipes são do Grupo A, que também conta com Camarões e México.
- Guia especial para espectadores:
- Saiba como chegar à Arena Corinthians:
- Meios de pagamento nos estádios:
- O que comer e beber:
- Série especial com dicas para quem não irá ao estádio:
A seleção brasileira classificou-se automaticamente para esta Copa do Mundo por ser do país-sede. Mas, na fase de preparação, superou a atual campeã mundial, a Espanha, por 3 a 0 e foi a campeã da Copa das Confederações no Maracanã, mesmo estádio da final do torneio deste ano.
Mano Menezes foi o primeiro técnico do Brasil após a saída de Dunga, ocorrida depois da Copa do Mundo de 2010, a da África do Sul, em que a seleção pentacampeã foi derrotada pela Holanda nas quartas de final. Mas houve mudanças: quem está à frente é uma dupla vitoriosa, velha conhecida dos torcedores: Luiz Felipe Scolari, treinador, e Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico. Felipão foi contratado para o lugar de Mano, demitido em novembro de 2012 e neste ano novamente treinador corintiano.
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Neymar, Hulk e Fred foram os titulares na decisão da Copa das Confederações contra a Espanha.
Com 17 pontos, a Croácia foi a vice-líder do Grupo A das Eliminatórias europeias, o mesmo da Bélgica, que não sofreu uma derrota sequer. Precisou, então, passar pelos playoffs, em que superou a Islândia após empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 (gols de Mario Mandžukić e Darijo Srna) na partida de volta. Clique aqui e conheça o elenco croata.
A Croácia já participou de três Copas do Mundo. Na primeira, em 1998, Davor Šuker estava em grande fase, e a equipe conseguiu chegar às semifinais. O atacante foi o artilheiro daquele Mundial, com seis gols, o último deles o que deu a terceira posição aos croatas contra os holandeses na França. As duas participações seguintes em Mundiais não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 como em 2006 os croatas precisaram voltar para casa logo ao término da fase de grupos. Na Copa alemã, o Brasil derrotou a Croácia com gol de Kaká de fora da área.
Estes são os convocados por Luiz Felipe Scolari:
Goleiros
Júlio César (Toronto)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
Zagueiros
Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Napoli)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Napoli)
Meio-campo
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Hernanes (Inter de Milão)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)
Hernanes (Inter de Milão)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Hulk (Zenit)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético-MG)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético-MG)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Cerimônia de abertura
Mais de 600 bailarinos participarão da cerimônia de abertura a partir das 15h15 de 12 de junho de 2014. “Será uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui; todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto”, disse a diretora artística do show, a belga Daphné Cornez.
Cada um dos “tesouros” é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central “viva”. Essa bola de led movimenta-se no espetáculo. A cerimônia terá duração de 25 minutos, mas os organizadores estimam que cada minuto do show represente 20 horas de preparação artística. Até o grande dia, serão cerca de 84 horas de ensaios.
Como a cerimônia está marcada para menos de duas horas antes de a bola rolar, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo. Os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e quatro dias depois do teste.
“Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício”, afirmou a diretora executiva de planejamento e suporte a operações, Joana Havelange. “No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, na cenografia, nas coreografias, na fantasias e trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta.”
Após a apresentação dos bailarinos e das riquezas do Brasil, o espetáculo será encerrado com a performance da música da Copa do Mundo da Fifa, “We Are One”, pelo rapper Pitbull e pelas cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte. O Olodum também estará na festa.
Os portões do Itaquerão serão abertos às 13h em 12 de junho.
(Esportividade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário