quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil x Croácia – jogo de abertura da Copa do Mundo

Seleção brasileira treina na Arena Corinthians (Ricardo Ribeiro/VIPCOMM)
Seleção brasileira treina na Arena Corinthians (Ricardo Ribeiro/VIPCOMM)
O Brasil enfrenta a Croácia na abertura da Copa do Mundo de 2014. As equipes são do Grupo A, que também conta com Camarões e México.
A seleção brasileira classificou-se automaticamente para esta Copa do Mundo por ser do país-sede. Mas, na fase de preparação, superou a atual campeã mundial, a Espanha, por 3 a 0 e foi a campeã da Copa das Confederações no Maracanã, mesmo estádio da final do torneio deste ano.
Mano Menezes foi o primeiro técnico do Brasil após a saída de Dunga, ocorrida depois da Copa do Mundo de 2010, a da África do Sul, em que a seleção pentacampeã foi derrotada pela Holanda nas quartas de final. Mas houve mudanças: quem está à frente é uma dupla vitoriosa, velha conhecida dos torcedores: Luiz Felipe Scolari, treinador, e Carlos Alberto Parreira, agora coordenador técnico. Felipão foi contratado para o lugar de Mano, demitido em novembro de 2012 e neste ano novamente treinador corintiano.
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar; Neymar, Hulk e Fred foram os titulares na decisão da Copa das Confederações contra a Espanha.
Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Com 17 pontos, a Croácia foi a vice-líder do Grupo A das Eliminatórias europeias, o mesmo da Bélgica, que não sofreu uma derrota sequer. Precisou, então, passar pelos playoffs, em que superou a Islândia após empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 (gols de Mario Mandžukić e Darijo Srna) na partida de volta. Clique aqui e conheça o elenco croata.
A Croácia já participou de três Copas do Mundo. Na primeira, em 1998, Davor Šuker estava em grande fase, e a equipe conseguiu chegar às semifinais. O atacante foi o artilheiro daquele Mundial, com seis gols, o último deles o que deu a terceira posição aos croatas contra os holandeses na França. As duas participações seguintes em Mundiais não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 como em 2006 os croatas precisaram voltar para casa logo ao término da fase de grupos. Na Copa alemã, o Brasil derrotou a Croácia com gol de Kaká de fora da área.
Lado leste da Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Lado leste da Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Estes são os convocados por Luiz Felipe Scolari:
Goleiros
Júlio César (Toronto)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Atlético-MG)
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (PSG)
Zagueiros
Thiago Silva (PSG)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Napoli)
Meio-campo
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Hernanes (Inter de Milão)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Oscar (Chelsea)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Hulk (Zenit)
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Jô (Atlético-MG)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Cerimônia de abertura
Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Arena Corinthians (Andrei Spinassé/Esportividade)
Mais de 600 bailarinos participarão da cerimônia de abertura a partir das 15h15 de 12 de junho de 2014. “Será uma homenagem ao Brasil e aos seus tesouros: a natureza, as pessoas e o futebol. É espetacular a emoção aqui; todos estão motivados. Às vezes têm o cansaço, o calor, as repetições, mas todos mantêm o sorriso no rosto”, disse a diretora artística do show, a belga Daphné Cornez.
Cada um dos “tesouros” é representado artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central “viva”. Essa bola de led movimenta-se no espetáculo. A cerimônia terá duração de 25 minutos, mas os organizadores estimam que cada minuto do show represente 20 horas de preparação artística. Até o grande dia, serão cerca de 84 horas de ensaios.
Itaquerão recebe treino da seleção brasileira (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Itaquerão recebe treino da seleção brasileira (Jefferson Bernardes/VIPCOMM)
Como a cerimônia está marcada para menos de duas horas antes de a bola rolar, o principal desafio ao criar o show foi a preocupação com o campo. Os elementos da cenografia foram testados com o acompanhamento de um especialista em gramados. Os objetos foram colocados na grama por quatro horas, e a umidade e a reação do campo foram medidas antes e quatro dias depois do teste.
“Como a cerimônia é durante o dia, não podemos usar muita iluminação ou fogos de artifício”, afirmou a diretora executiva de planejamento e suporte a operações, Joana Havelange. “No gramado, nada de elementos pontiagudos ou muito pesados. Por isso, o nosso show vai ser muito focado na expressão dos bailarinos, na cenografia, nas coreografias, na fantasias e trilha sonora, que ficou muito bonita e levou dois meses e meio para ser composta.”
Após a apresentação dos bailarinos e das riquezas do Brasil, o espetáculo será encerrado com a performance da música da Copa do Mundo da Fifa, “We Are One”, pelo rapper Pitbull e pelas cantoras Jennifer Lopez e Claudia Leitte. O Olodum também estará na festa.
Os portões do Itaquerão serão abertos às 13h em 12 de junho.
(Esportividade) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...