domingo, 16 de junho de 2019

Lagoa Grande comemora 24 anos de emancipação política



Imagem relacionada
Lagoa Grande

     A cidade de Lagoa Grande (PE) no Sertão do São Francisco, comemora hoje (16), 24 anos de emancipação política.

Ainda muito jovem, a cidade é conhecida como Capital da Uva e do Vinho do Nordeste por ter seu principal potencial econômico baseado no cultivo da uvas de mesa e fabricação de vinhos em varias empresas rurais, instaladas nas margens do Rio São Francisco, a exemplo das Vitivinícolas: Rio Sol, Garziera, Bianchetti Tedesco, fazendas: Minuano, Labrunier, Garibaldina, Sereníssima, e assentamentos de produtores, cito: Catalunha, Jatobá, Malhada Real, Madre Paulina, Agroísa, Ouro Verde, Ilha do Pontal, Cruz do Pontal e outros. Lagoa Grande é a única cidade no Sertão de Pernambuco, além de Petrolina, a cultivar uma Horta Comunitária Orgânica registrada, com localização no Riacho do Recreio.

O município também é destaque no cultivo de outras culturas, a exemplo do Tomate da região de Açude Saco, e na caprinovinocultura nas demais localidade da área de sequeiro, assim como as demais culturas de subsistência produzidas nos assentamentos. Lagoa Grande também tem se destacado na valorização do artesanato e de outras manifestações culturais, como as tradicionais danças de quadrilhas, principal atração das festas juninas e festas dos vaqueiros de Jutaí e Rocinha, bem como dos festejos dos padroeiros, tendo como exemplos, os festejos em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, na sede do Município,  Sant'Ana e São Joaquim no Riacho do Recreio, Santo Antonio no distrito de Vermelhos e Nossa Senhora dos Remédios na Ilha do Pontal.

Com cerca de 25 mil habitantes, o município estar localizado a quase 700 Km do Recife. Lagoa Grande foi emancipada em 16 de junho de 1995 através de Decreto Lei assinado pelo saudoso Governador Miguel Arraes de Alencar. A jovem cidade já foi governada pelos ex-prefeitos: Jorge Roberto Garziera, 1997 a 2004, José Robson Ramos de Amorim, 2005 a 2008, Francisco Evanilson Martins, (prefeito interino), de janeiro de 2009 a fevereiro de 2009,  Rose Mery de Oliveira Garziera, março de 2009 a 2012, e Dhonikson do Nascimento Amorim, 2013 a 2016. Atualmente o município é governado por Vilmar Cappellaro, eleito prefeito em 2016.

Parabéns Lagoa Grande! Que as bênçãos de Deus ilumine todo o povo dessa terra, e que continue na trilha do progresso e do desenvolvimento.

Por Adauto Nogueira   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...