quarta-feira, 24 de julho de 2019

Vereador Carlinhos Ramos visita CAPS de Lagoa Grande e denuncia descaso da gestão municipal com os beneficiários do programa






O Vereador Carlinhos Ramos, líder da bancada da oposição de Lagoa Grande (PE), atendendo chamado de populares, fez uma visita na manhã desta quarta-feira (24), acompanhado com o  vereador Professor Vavá, ao imóvel onde atualmente funciona o CAPS - Centro de Atenção Psicossocial do município, onde constatou várias irregularidades.

De acordo com o vereador, a situação encontrada no referido local é grave e não contribui com os pacientes, mas pelo contrario, pode inclusive prejudicá-los ainda mais.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) surgiu em São Paulo, no ano de 1987. Com recursos federais e de caráter público, esse novo serviço veio atender a demanda de atendimentos em saúde mental, tendo recebido o nome, a princípio, de Centro de Atenção Psicossocial Luiz da Rocha Cerqueira, com a sigla CAPS, que foi seguida posteriormente em todo o país pelos próprios usuários do serviço. O centro tornou-se um modelo institucional para o Brasil.  (GOLDBERG, apud PITTA, 1996).

“A meta do CAPS é oferecer atendimento à população pela realização do acompanhamento clínico, mais principalmente, promovendo a reinserção social dos usuários, assim como o acesso ao trabalho, proporcionando o lazer, o exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços com a família e a sociedade. Porém da forma em o Centro estar sendo conduzido em Lagoa Grande não há possibilidade de se alcançar esses objetivos” Disse Ramos.


De acordo com o vereador ao averiguar a situação constatou-se a falta dos requisitos básicos como a ausência de espaço recreativo e para dormir durante a tarde em função dos efeitos da medicação; a falta das oficinas de artesanato e de local adequado uma vez que vários pacientes chegam a ficar no meio da rua por falta de espaço.
 Outra preocupação dos beneficiários e familiares, bem como dos vereadores Carlinhos Ramos e o Professor Vavá, é que o mesmo estar fechando antes de meio dia, o que é preocupante já que os recursos destinados para o CAPS Lagoa Grande são suficientes para mantê-lo com as condições adequadas para seu funcionamento.

O vereador informou ainda que já estar com um requerimento pronto para dar entrada na Câmara Municipal na primeira sessão do 2º período legislativo, através do qual irá pedir explicações a gestão municipal e cobrar ações para que o CAPS volte a funcionar de forma adequada.

(Espaço reservado para a assessoria de comunicação da Prefeitura de Lagoa Grande)     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...