terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Odacy participa de reuniões na Codevasf para discutir medidas que evitem colapso na produção irrigada do vale do São Francisco


odacy reuniao 2
De volta a mais um encontro na sede da superintendência regional da Codevasf em Petrolina, no sertão, realizada nesta segunda-feira, 23, fruticultores, agentes políticos dos poderes legislativo e executivo e os técnicos da Companhia, definiram os futuros encaminhamentos sobre a questão da vazão do rio São Francisco para a prática da agricultura irrigada. O deputado estadual Odacy Amorim, do PT esteve presente mais uma vez. Ele já tinha estado presente na primeira reunião ocorrida antes do período de Carnaval também na superintendência regional da Codevasf em Petrolina.

Odacy parabenizou a busca por um entendimento para que a irrigação, principal fonte econômica do vale do São Francisco, não venha a ser afetada com a questão da crise hídrica que o Brasil vive atualmente.

“Os produtores querem a realização de uma obra de um novo canal de cerca de 1,5 e que não foi feito na fase de implantação do perímetro Nilo Coelho para que quando houvesse escassez de água, na produção irrigada não fosse afetada. Os estudos da Codevasf estão avaliando essa situação, junto com a Embrapa, tanto os órgãos de Petrolina como de Juazeiro e ai adotar medidas para afastar situação de colapso na região”, revelou Odacy.


Conforme Odacy, com os laudos dos técnicos da Codevasf e Embrapa prontos, o documento será encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Águas, a Chesf e ao Operador Nacional do Sistema – ONS – para a elaboração de um edital emergencial para a execução das obras necessárias que visem aliviar a preocupação de todos os setores econômicos da região. O deputado defende outra medida que daria um alívio nesta questão do uso da água do rio.

“Eu simpatizo com a ideia e que é um projeto antigo, de a médio e longo prazo ser feita a interligação de bacias entre os rios, São Francisco e Tocantins. A transposição do rio Tocantins pode inclusive ajudar na questão da geração de energia para a nossa região, já que as hidrelétricas locais não trabalham na sua totalidade para controlar a vazão de agua danto as limitações hídricas, e ai a água do Tocantins pode fazer essa parte da produção da energia. Agora o cuidado com o rio é uma ação que tem que ser permanente”, frisou o parlamentar.

O que será feito, frisa Odacy Amorim, é que  os estudos irão apresentar, inclusive quanto deve ser os investimentos necessários que podem chegar entre R$ 15 e 30 milhões, mas isso só os estudos técnicos vão avaliar melhor.

“Temos buscado apoios e a classe política também deve se envolver. Eu já estou participando das discussões e informamos ao senador Humberto Costa que vai defender no senado o que for necessário para resolver. Se houver problema de água aqui, será muito ruim. Então todos os aspectos necessários e de forma técnica, com conhecimento, serão feitos para que isso não ocorra e assim o governo federal realiza os investimentos necessários para atender essa nossa cadeira econômica que puxa todas as outros setores da economia aqui da região do vale do São Francisco”, concluiu Odacy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...