segunda-feira, 3 de agosto de 2015

PMDB expulsa prefeitos de Santa Quitéria e Nova Russas por votarem em Camilo

1O Conselho de Ética do PMDB continua à caça aos “infiéis”. Nesta quinta-feira, foram expulsos por infidelidade partidária os prefeitos de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, e de Nova Russas, Gonçalo Diogo.  Nenhum dos dois compareceu ao julgamento. Os relatórios apresentados pelos relatores Vitor Pinheiro e Carmén Lucia foram aprovados por unanimidade. Gonçalo Diogo já havia anunciado a intenção de deixar o partido. Entretanto, de acordo com Ferrer, o conselho não recebeu o pedido de desfiliação.

Apesar das expulsões, nenhum dos dois correm o risco de perder o mandato. De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), os mandatos majoritários (senadores, prefeitos, governadores e presidente, além dos eventuais vices) pertencem ao seus titulares. Os mandatos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais), ao contrário, pertencem às legendas. Para Marlon Cambraia, presidente da Comissão de Ética, “a decisão do STF mitigou o trabalho das comissões de ética de qualquer partido”.

Os julgamentos contra prefeitos ocorrem exatamente uma semana após a expulsão de Carlos Mesquita do PMDB. Na quinta-feira, 23, a comissão de ética do PMDB do Ceará se reuniu para julgar o vereador. A expulsão do parlamentar foi aprovada em relatório apresentado pelo advogado Fernando Férrer. De acordo com Mesquita, sua expulsão se deu por “não querer ser escravo de coronéis”. (Flavio Pinto News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O distrito de Vermelhos vai receber a primeira Rádio Comunitária do município de Lagoa Grande no sertão de Pernambuco

   Imagem ilustrada Nos próximos dias a comunidade de Vermelhos deverá receber a primeira Rádio Comunitária do município de La...